Modelo de Negócio – como criar?
Primeiramente, pensar e estruturar modelo de negócio parece muito mais complicado do que na verdade é. Dessa forma, só precisamos de ter a ferramenta certa e que nos ajude a refletir de uma forma objetiva e estratégica.
Há uns pares de anos atrás, tinha comprado um livro. No qual, adorei as ilustrações e a forma como explicava a criação de Modelos de Negócio. Contudo, mal poderia saber em como me iria ser tão útil um dia mais tarde. Porque acabou por ser o meu “coach” de negócio.
Modelo de Negócio
Para quem está a pensar em como criar o seu modelo de negócio, este livro da Strategyzer é um ajuda fenomenal. Além deste, existem outros que o acompanham. Mas para quem está no início este é altamente recomendável.
Desde 2012, que uso o Business Model Canvas para estruturar projetos. Mas é engraçado em como se pode inovar sempre e de alguma forma. Deste modo, esta é uma ferramenta que possibilita de uma forma fácil pensar o que é imprescíndivel um negócio ser e ter. Porque nos questiona sobre que valor tem e para quem é esse valor. Esta é a primeira reflexão.
De seguida, coloco as principais questões para que possa pensar e definir o que é importante para o seu futuro negócio. Principalmente, quando se quer criar um modelo de negócio.
Proposta de valor
- Que valor se quer entregar ao Cliente?
- Quais as necessidades dos Clientes que se quer satisfazer? Por exemplo, as suas dores e ganhos.
- Qual é o problema do Cliente que se quer resolver?
Segmentos de Clientes
- Para quem estamos a criar valor?
- Quem são os Clientes mais importantes?
- Há algum nicho de mercado?
Canais
- Como serão contactados os Clientes?
- Quais são os canais que funcionam melhor e de forma mais eficiente?
- Quais serão as forças de vendas?
Relação com os Clientes
- Qual o tipo de relação que cada um dos segmentos de Clientes espera que estabeleça e mantenha com eles?
- Como se integra com o resto do modelo de negócio?
Fluxos de rendimento
- Qual o valor que os Clientes estão dispostos a pagar?
- Como irão pagar?
- Como se pode definir o mecanismo de fixação de preço? Por exemplo, preços fixos com dependências, Variáveis em base da negociação, entre outros.
Recursos-chave
- De que recursos-chave, a proposta de valor necessita?
- E para a relação com o Cliente?
Atividades-chave
- Que atividades-chave são exigidas pela nossa proposta de valor?
- E para a relação com o Cliente?
Parcerias-chave
- Quem podem ser os parceiros-chave? E os fornecedores-chave?
- Quais os recursos-chave que se estão a adquirir com os parceiros-chave?
- Quais as atividades-chave que os parceiros levam a cabo?
Estrutura de custos
- Quais os custos mais importantes do modelo de negócio?
- Quais os recursos-chave e as atividades-chave mais caros? Neste caso, pense nos Custos Fixos, Custos Variáveis, Economias de Escala, Economias de Âmbito…
Este modelo ajuda-nos a definir o modelo de negócio. Também pode gerar ideias de como podemos inovar num modelo de negócio já estabelecido. Assim, podemos iniciar a resposta para a pergunta de “Como nos podemos diferenciar da concorrência?”.
Tendo o modelo de negócio definido e estruturado, falta definir o Plano de Negócio. Contudo é um pouco mais complexo e com mais variáveis. Nomeadamente, definir objetivos, estratégias e que ações são necessárias serem realizadas para cumprir o modelo de negócio definido.
Porque ter um um Plano de Negócio anual é essencial a todas as empresas. Sendo que proporciona uma direção à equipa e antecipar movimentos de mercado, por exemplo.
Por último, o modelo de negócio é o primeiro passo para a sua estratégia de negócio. Quando o tiver, será muito mais claro o que terá de fazer e o que irá precisar.