Modelo de Negócio – como criar?

Primeiramente, pensar e estruturar modelo de negócio parece muito mais complicado do que na verdade é. Dessa forma, só precisamos de ter a ferramenta certa e que nos ajude a refletir de uma forma objetiva e estratégica.

Há uns pares de anos atrás, tinha comprado um livro. No qual, adorei as ilustrações e a forma como explicava a criação de Modelos de Negócio. Contudo, mal poderia saber em como me iria ser tão útil um dia mais tarde. Porque acabou por ser o meu “coach” de negócio.

Modelo de Negócio

Para quem está a pensar em como criar o seu modelo de negócio, este livro da Strategyzer é um ajuda fenomenal. Além deste, existem outros que o acompanham. Mas para quem está no início este é altamente recomendável.

Desde 2012, que uso o Business Model Canvas para estruturar projetos. Mas é engraçado em como se pode inovar sempre e de alguma forma. Deste modo, esta é uma ferramenta que possibilita de uma forma fácil pensar o que é imprescíndivel um negócio ser e ter. Porque nos questiona sobre que valor tem e para quem é esse valor. Esta é a primeira reflexão.

De seguida, coloco as principais questões para que possa pensar e definir o que é importante para o seu futuro negócio. Principalmente, quando se quer criar um modelo de negócio.

Proposta de valor

  • Que valor se quer entregar ao Cliente?
  • Quais as necessidades dos Clientes que se quer satisfazer? Por exemplo, as suas dores e ganhos.
  • Qual é o problema do Cliente que se quer resolver?

Segmentos de Clientes

  • Para quem estamos a criar valor?
  • Quem são os Clientes mais importantes?
  • Há algum nicho de mercado?

Canais

  • Como serão contactados os Clientes?
  • Quais são os canais que funcionam melhor e de forma mais eficiente?
  • Quais serão as forças de vendas?

Relação com os Clientes

  • Qual o tipo de relação que cada um dos segmentos de Clientes espera que estabeleça e mantenha com eles?
  • Como se integra com o resto do modelo de negócio?

Fluxos de rendimento

  • Qual o valor que os Clientes estão dispostos a pagar?
  • Como irão pagar?
  • Como se pode definir o mecanismo de fixação de preço? Por exemplo, preços fixos com dependências, Variáveis em base da negociação, entre outros.

Recursos-chave

  • De que recursos-chave, a proposta de valor necessita?
  • E para a relação com o Cliente?

Atividades-chave

  • Que atividades-chave são exigidas pela nossa proposta de valor?
  • E para a relação com o Cliente?

Parcerias-chave

  • Quem podem ser os parceiros-chave? E os fornecedores-chave?
  • Quais os recursos-chave que se estão a adquirir com os parceiros-chave?
  • Quais as atividades-chave que os parceiros levam a cabo?

Estrutura de custos

  • Quais os custos mais importantes do modelo de negócio?
  • Quais os recursos-chave e as atividades-chave mais caros? Neste caso, pense nos Custos Fixos, Custos Variáveis, Economias de Escala, Economias de Âmbito…

Este modelo ajuda-nos a definir o modelo de negócio. Também pode gerar ideias de como podemos inovar num modelo de negócio já estabelecido. Assim, podemos iniciar a resposta para a pergunta de “Como nos podemos diferenciar da concorrência?”.

Tendo o modelo de negócio definido e estruturado, falta definir o Plano de Negócio. Contudo é um pouco mais complexo e com mais variáveis. Nomeadamente, definir objetivos, estratégias e que ações são necessárias serem realizadas para cumprir o modelo de negócio definido.

Porque ter um um Plano de Negócio anual é essencial a todas as empresas. Sendo que proporciona uma direção à equipa e antecipar movimentos de mercado, por exemplo.

Por último, o modelo de negócio é o primeiro passo para a sua estratégia de negócio. Quando o tiver, será muito mais claro o que terá de fazer e o que irá precisar.

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