As 4 forças da comunicação nas vendas
Primeiramente, perceber-se quais os principais pontos a serem considerados na nossa comunicação nas vendas, é meio caminho para o sucesso da mesma. Por exemplo, seja a venda de um produto, serviço ou até mesmo para uma entrevista de emprego.
Atualmente, as equipas comerciais e os empresários tiveram de alterar a forma como se reuniam com os seus clientes ou até potenciais clientes. Dessa forma, as reuniões presenciais passaram a ser online. Sendo assim, muitos questionaram-se como poderiam melhorar a sua comunicação, como poderiam criar empatia com o outro usando uma webcam e se a sua preparação e acompanhamento da venda poderia ser mais eficaz.
Contudo, considero que em todo o tipo de reuniões, sejam presenciais ou online, há quatro forças na comunicação nas vendas que são importantes. Por isso, destaco a preparação antes da reunião, como criar empatia, focar no que é importante e saber como e o que perguntar.
Primeiramente, reflita sobre como faz no antes, durante e após a reunião com um potencial ou atual cliente. Por exemplo, questione-se sobre o que faz no seu ciclo de vendas.
Preparar antes de falar
Prepara a sua reunião e comunicação com o cliente? Sabe quais são os objetivos da reunião? Tem consigo um guião e portefólio dos seus produtos ou serviços para ser mais eficaz?
Criar empatia
Como faz para ter uma escuta ativa, durante a reunião? Percebe o que o cliente lhe disse e o que não lhe disse? Como mostrou interesse no seu cliente?
Focar no importante
Sabe quais são os benefícios que o seu serviço ou produto podem proporcionar ao cliente? Como identificou as verdadeiras necessidades do seu cliente? Quais foram as perguntas que fez?
Saber perguntar
Que tipo de perguntas fez para saber mais e fechar o negócio? Foram abertas ou fechadas? Adaptou o seu tipo de perguntas ao longo do seu ciclo de venda?
Caso tenha feito esta reflexão, provavelmente ficou com mais questões. Porque são estes os primeiros pensamentos em como podemos melhorar a nossa comunicação.
Pense sobre o que precisa de perceber melhor. Por exemplo, como preparar e comunicar com um cliente para fazer uma venda mais eficaz.
Partilho um workshop sobre comunicação nas vendas.