Durante este ano, empresas e equipas tiveram que alterar a sua forma de trabalhar e integrar tecnologias para melhorar a comunicação entre si de modo a prosseguirem com a sua atividade o melhor possível.

No entanto, já se discutem em muitos círculos, a mudança de paradigma da liderança e da necessidade dos líderes saberem gerir as mudanças de uma forma mais célere, tornando as suas equipas mais colaborativas e próximas para uma melhor resolução de desafios que a organização venha a enfrentar.

Muitas empresas, que foram forçadas a experimentar trabalhar em teletrabalho, neste momento estão a refletir sobre a continuidade dos seus colaboradores manterem este sistema.

A flexibilidade que poderá dar e até mesmo a qualidade de vida que os colaboradores poderão ter, é algo que torna o teletrabalho muito apetecível tanto ao trabalhador como à própria organização.

Ainda que, como sabemos, o teletrabalho acarreta implicações na vida pessoal e familiar que não são iguais para todos e exigem ajustamentos às exigências particulares de cada realidade.
Pode até ser bastante desigual e tornar-se uma fonte adicional de stress e perturbações no trabalho realizado ou na vida íntima de cada colaborador.

Liderar Equipas no Online

Na liderança, fazê-lo à distância sempre foi um desafio acrescido e cuja preparação não é inata – exige que ocorra trabalho efetivo de aprendizagem e treino.
Estarão os líderes e gestores preparados para liderar e motivar equipas à distância? Muito provavelmente não. E os colaboradores, para sem liderados?

Como para qualquer desafio, há sempre soluções e com estas soluções vêm as ferramentas.
Boas ferramentas de gestão de equipa são necessárias para assegurar que o trabalho e a informação entre a equipa estão sempre alinhados e atualizados.

Entre as muitas ferramentas que temos ao nosso dispor para melhorar o desempenho e lidar com as muitas exigências que estão ao nosso cuidado, destaco, a título de exemplo:

Reuniões semanais ou periódicas com a equipa

Se antes eram importantes, tornam-se críticas. Essenciais, estas reuniões devem ser previamente preparadas por toda a equipa, com agenda de temas previamente partilhada (idealmente até 48h), para que os temas possam ser debatidos/discutidos.

Constitui, como sabemos, uma das formas de reuniões se tornarem mais eficazes e dinâmicas, sendo que todos sabem e estão mais atentos ao que está a ser exposto.

Estabelecer regras dentro da equipa

Na prática, como funcionará a equipa em outros ambientes (especialmente se não estavam previstos), com que limites do que é ou não aceitável entre todos e com que alinhamento de expectativas.
Ajuda, naturalmente, a responsabilizar cada elemento da equipa e a manter uma boa comunicação entre todos – especialmente crítica em trabalho remoto.

Responsabilidades e prazos bem definidos

Quando se delega alguma tarefa a um dos elementos da equipa, o líder precisa de ter bem definido o porquê de estar a delegar, a quem e até quando precisa que aquela tarefa esteja terminada.

Esse alinhamento é também fundamental ficar claro para quem a tarefa ou responsabilidade foi delegada e/ou atribuída. A utilização de job description pode ser uma ferramenta útil e prática se devidamente realizada e acompanhada por outras de gestão de projetos.

A otimização e eficácia no trabalho são um desafio permanente e que, independentemente do modo e ou do ambiente em que o trabalho é concretizado, faz sempre parte das nossas vidas.

Artigo da Revista REBBIT Summer 2020 – pag 26 e 27

More to explorer